Destaques

SABIA QUE #15: O Parque de Jogos e das Piscinas

Projectos de construção da antiga piscina e complexo desportivo começaram em 1961

Sabia que em Janeiro de 1956 o Fluvial ficou sem o campo de jogos na Rua Duque de Loulé, que tinha desde 1930, e onde funcionava o basquetebol?

Em 1957 o clube criou uma escola de natação na piscina do Regimento de Engenharia nº2, secção então chefiada por Laureano Barrosa, que viria a ser um dos grandes impulsionadores da criação do Parque de Jogos e das Piscinas do Fluvial.

Quatro anos depois, em 1961, Manuel da Rocha Barbosa, fluvialista dedicado e vereador da Câmara Municipal do Porto, “procurou que fosse feita justiça ao Clube que perdera o seu Parque de Jogos”. O terreno que faltava para o efeito acabaria por aparecer na antiga Rua da Granja de Lordelo e, nessa altura, houve festa: visitas oficiais ao terreno, bandeiras a flutuar, guarda de honra por atletas e muita alegria.

A fase dos projectos ficou a cargo, a título gracioso, do dedicado associado arquitecto Guerra Cunha. A 14 de Abril de 1961 foram então ocupados simbolicamente os terrenos que dariam lugar ao Parque de Jogos e das Piscinas do Fluvial.

Aqui fica mais um pedaço da nossa história!


Reabertura após confinamento devido à pandemia da Covid-19