Destaques

Remo: Fluvial em quinto lugar na Head of the Douro

Realizou-se no sábado a regata Head of the Douro, com partida em Gondomar e chegada na Ribeira. O Real Clube Fluvial Portuense ficou em quinto lugar, com o tempo de 21:58.71, numa embarcação de Shell 8 com timoneiro, composta por Pedro Gonçalves, Luís Sá, Rui Oliveira, Pedro Menezes, Pedro Silva, Nuno Silva, António Lopes, Paulo Fernandes e o timoneiro António Vaz.

A prova foi vencida pela tripulação da Associação Académica de Coimbra, que completou os 6600 metros do percurso em 20:37.41.

O rio transformou-se numa pista de remo com correntes e algumas curvas, sendo disputada em embarcações “Shell 8” com timoneiro, prova rainha de remo, cada uma com tripulação de 9 elementos, iguais às utilizadas na mundialmente conhecida regata entre as universidades de Oxford e Cambridge ao longo do Tamisa.

Os vencedores desta regata têm como prémio a ida a Londres para participar na “Head of the River Race”, um dos mais antigos e emblemáticos eventos de remo mundiais que teve a primeira edição em 1926, surgindo com o pretexto de obrigar as tripulações a cumprir treinos mais longos durante o inverno, para prepararem convenientemente as Regatas de Verão (com 2000m).


Reabertura após confinamento devido à pandemia da Covid-19